domingo, 27 de janeiro de 2013

O país está em luto, mas um luto injusto, por mortes injustas...

Eu peço desculpas meus caros leitores, por ter demorado tanto tempo para voltar aqui e escrever deveras... Mas é que eu não estava com cabeça para preencher espaços e escrever meus textos, tanto que eu peguei um de Shakespeare que encontrei aqui. Mas nesse caso é diferente, estão sabendo da noticia de jovens que morrerão em Santa Maria - RS? Se ainda não sabe, irei dizer aqui. 
Hoje, 27 de Janeiro de 2013 aconteceu uma tragédia nas ruas de Santa maria localizada no Rio Grande do Sul, em uma boate, sim uma boate. 233 pessoas morreram, ao todo, 131 vítimas estão internadas. Entre os mortos, 122 eram homens e 110 eram mulheres.
O incêndio na boate Kiss, uma das mais famosas de Santa Maria, começou por volta das 2h30 da madrugada deste domingo, depois que um sinalizador foi aceso durante o show da banda Gurizada Fandangueira. As faíscas do artefato incendiaram o revestimento acústico do teto da boate, o que produziu a fumaça tóxica que matou a maioria das vítimas.
Para a polícia, a falta de saídas de emergência e de extintores de incêndio fez com que mais pessoas morressem. O delegado Sandro Meinerz esteve no local e falou, em entrevista à rádio Guaíba, sobre os problemas que os clientes tiveram.
— "É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso." 
Essa é a segunda maior tragédia do Brasil e a primeira do Rio Grande do Sul. 

"A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.
Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa. A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza. As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada. Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio. Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda. Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.Morri sufocado de tanta morte; como acordar de novo? O prédio não aterrissou de manhã, como um avião desgovernado na pista. A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados. Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro. Mais de duzentos e cinquenta jovens irão dormir sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.As famílias ainda proam suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso. Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.As palavras perderam o sentido.”
O luto é algo tão negro, 233 novas estrelas irão brilhar no céu, sem entender o porque. As família irão gritar de agonia, o porque de ter sido eles, o porque de ter deixados ir. Se culparam de um motivo que não tem nem cabimento. 
"Vocês sabiam que os profissionais tiveram dificuldade para tirar os corpos porque as pessoas se abraçaram na hora da morte? Sabiam que muitos que conseguiram sair ainda voltaram lá pra morrer tentando tirar alguém lá de dentro? Que nas ruas se ouvem os gritos dos pais desesperados? Que a sociedade (mesmo quem desconhece as vítimas) está se mobilizando com doações de sangue e o que mais for necessário?E não é apenas pelas perdas que estamos tristes. Estamos tristes porque no país não há fiscalização devida, porque aqui se paga multa e não se paga crime, porque a segurança é precária e a saúde mais ainda, porque aqui preferem remediar a prevenir. Estamos tristes por existirem pessoas assim como você enquanto outras tão boas se vão."
Sim, havia apenas uma saída, uma unica saída para um monte de gente desesperadas, morrendo, gritando... A fumaça era grande o fogo se expandia, o alvoroço se espalhava, adolescentes implorando pela mãe, ou um socorro qualquer que o tirassem dali. Pedindo a Deus misericórdia, e o que ganharam com isso? Seguranças impedindo a saída de clientes na boate, o que aumentou de início mais tumulto e o pânico de quem estava no local. " A saída principal da boate estava trancada". Causa, motivo ou razão... Não direi aqui por não ter tanta certeza e desperdiçar palavras culpando agora não vai voltar 233 corpos vivo. 
Eu estou decepcionada com o Brasil, ou melhor com o mundo todo. Decepcionada porque como aconteceu no Sul, poderia ter acontecido aqui onde moro, poderia ter sido eu uma das vítimas. 
O país está em luto, mas um luto injusto, por mortes injustas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário